quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Caderno de Projeto

No início do projeto e em sua montagem tivemos dificuldades em relação ao seu corpo físico e em sua base, de forma que pudéssemos conciliar ao mesmo tempo, a eficiência para a realização de cada missão e também sua estética, de forma que não ultrapassasse. As medidas estipuladas.
Tais dificuldades foram ainda maiores em certas missões; Um grande exemplo disso foi o desafio de completar com eficiência a missão, onde deve ser colocado todos os objetos cilíndricos, (que simbolizam canas de açúcar) dentro de um único recipiente com medida de 6 x 4,5. A solução encontrada para tal problema foi adaptando nosso projeto, deixando-o semelhante a uma empilhadeira, elevando assim as canas de açúcar e colocando tais com sutileza.
Após vencermos a dificuldade na criação a na programação foi encontrado outro grande desafio, que foi representar nosso projeto digitalmente por meio do programa LEGO DIGITAL DESIGNER. Houve dificuldades pelo fato de que nenhum dos membros da equipe tinha experiência no manuseio do mesmo, porém, com o apoio de toda equipe, foi possível concluir com excelência o projeto.

Segue abaixo todas as especificações do projeto:
·         Montagem:
Na montagem do nosso projeto, procuramos em primeiro lugar, conjuntos de peças especificas para a conclusão de cada missão em particular, porem de forma que fosse pratico e eficiente ao mesmo tempo. Procuramos também usar peças simples e de fácil montagem, fazendo com que dessa forma não haja peças desnecessárias aderidas ao nosso robô. Porem, a montagem não foi concluída rápida, de forma que o projeto estava sujeito a alterações; e essas alterações ocorreram ate a conclusão da programação, pois para cada missão realizada era preciso aderir mais peças, para que fosse possível realizar as todas missões da forma mais rápida possível. Dessa forma so foi possível concluir a montagem do robô quando também houve a conclusão da programação.

·         Movimentação:
Inicialmente houve falta de estabilidade, onde o “Flashinho” não realizava percursos de linha reta; porem após alguns ajustes em seu esqueleto foi possível fazer com que ele tivesse uma melhor movimentação em todas as direções, facilitando assim toda a programação que posteriormente estaria em andamento.
·         Estabilidade:
A estabilidade foi algo essencial em nosso projeto, tal estabilidade faria possíveis missões que requisitariam uma maior habilidade e desenvoltura do robô. A principal peça que tornou possível haver estabilidade foi as rodas; tais rodas foram calculadas, por esse motivo a melhor saída foi adicionar quatro rodas (duas em cada motor) para que suportasse o peso de sua “carcaça”.

·         Programação:

A programação também foi uma das fases mais dificultosas de nosso projeto, pois tais programações foram feitas com cálculos extremamente precisos e com um balanceamento de velocidade, fazendo com que não afetasse o andamento das missões. As programações foram divididas em quatro missões que completam todas do tapete;  Inicialmente as missões eram realizadas somente com dois motores conectados às rodas, e a um motor responsável por mover a chamada garra. Porem mesmo com o uso desses três motores não foi possível completar com toda a eficiência e perfeição todas as missões, por isso foi necessário aderir ao robô um sensor de distancia para realizar missões que precisam de maior precisão. Após essa adaptação todas as foram adaptadas com base no sensor, dessa forma a programação foi concluída de forma mais rápida. Com isso finalizamos a nossa programação ajustando todos os movimentos e velocidade, deixando-os relativamente balanceados.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário